5 found
Order:
  1.  20
    Frantz Fanon e o narcisismo branco.Luís Thiago Freire Dantas - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Este artigo procura pensar a filosofia com Frantz Fanon, isto é, apresentar as análises fanonianas como contributos para a atividade filosófica. Com isso o ponto inicial trata-se da advertência de Achille Mbembe para a ausência de “África” nas pesquisas atuais sobre Fanon. O artigo pretende mostrar que isso ocorre por duas vias: o Enfeitiçamento e o Reconhecimento. Elas são formas de manutenção do discurso que fundamenta um Narcisismo Branco, ou seja, uma filosofia que reproduz a imagem da filosofia europeia como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    As chagas que nos acompanham são as mesmas que nos curam?Luis Thiago Freire Dantas - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e12.
    Este texto interroga acerca do nosso modo de vida a partir da pandemia do Sars-Cov-2 com o intuito de refletir sobre como interagimos com os outros humanos e não-humanos. Para isso temos como referência Obaluayê, o Orixá da cura, em diálogo com alguns pensadores que problematizaram a vivência humana nesse atual período. Portanto é um texto propositivo com base na interrogação se as chagas que nos acompanham propiciam outras experiências no mundo?
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  15
    A filosofia nagô E a temporalidade da vertigem.Luis Thiago Freire Dantas - 2018 - Odeere 3 (6):120.
    O conceito de tempo é uma das formas primordiais para entender como a atividade filosófica acontece em diferentes culturas. Assim, este artigo analisa como a temporalidade é interpretada pela Fenomenologia e pela Filosofia Nagô por meio de uma dialogia através dos esquemas intencionais da consciência fenomenológica e do jogo de posições circuladas por Èṣú. A partir dessa circulação em Èṣù serão apresentadas as implicações filosóficas sobre a temporalidade que caracterizam a Filosofia Nagô. Palavras-chave: Èṣú; Filosofia Nagô; Fenomenologia; Temporalidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    Filosofias em diáspora: epistemologias de terreiro e transformações do eu.Luís Thiago Freire Dantas - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):169-184.
    Resumo: Este artigo trata da diáspora africana como fonte epistemológica e, principalmente, de pensar suas implicações para a produção de filosofia africana, no Brasil. Para isso, o corpo será enfatizado como meio de comunicação com o mundo visível ou invisível, através do terreiro, estabelecendo uma relação entre a vivência e o pensamento filosófico. Em seguida, para fundamentar a diáspora, será interpretada a narrativa da orixá Oyá/Iansã, tendo como eixo o “corpo sem fronteiras” que medeia natureza e cultura. Por fim, propõe-se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  1
    Filhas e Filhos de Ananse.Luis Thiago Freire Dantas - 2024 - Princípios 31 (66).
    Este ensaio tratará da singularidade da Filosofia Africana no Brasil como um discurso em “pretuguês”. Para ilustrar esse discurso, partimos da narrativa akan de Kwaku Ananse e expomos como as diferentes temáticas compõem uma teia tal como uma troca de argumentações entre as dimensões da história, da política e da cultura. Essa composição é suscitada pela diáspora africana, interpretada aqui como um elemento provocador de uma percepção outra de filosofia e de um projeto de humanidade. Por fim, este ensaio apresenta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark